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Idealização e Fundação

Idealizado e fundado por Alberto Santos-Dumont em 27 de setembro de 1907 na cidade do Rio de Janeiro, o Automóvel Clube do Brasil é o primeiro clube brasileiro criado para atender as necessidades dos primeiros proprietários de veículos do nosso país. Teve oficialmente seus documentos aprovados e reconhecidos como o Primeiro Clube de Proprietários de veículos automotores pelo Governo da Capital Federal em 1908, curiosamente na mesma data em que a Ford lançava mundialmente o primeiro veículo fabricado em série, o FORD T. Dumont também foi o primeiro a trazer um veículo a combustão e pneus de borracha ao Brasil, um Peugeot Type de 3,5 HP, em meados de 1891. Com essas conquistas, ele foi além do precursor da aviação no mundo, também foi do automobilismo brasileiro.

Primeira Diretoria do Automóvel Clube do Brasil

Para a fundação do Clube, Dumont teve o apoio dos amigos que junto com ele, foram os primeiros proprietários de Automóvel do País. Álvaro Fernandes da Costa Braga, Olavo Bilac, José do Patrocínio, Fernando Guerra Durval entre outros nomes importantes. A primeira diretoria do ACB tomou posse em um ambiente festivo. O primeiro presidente foi o Engenheiro Dr. Aarão Leal de Carvalho Reis e o vice-presidente Dr. Marciano Aguiar Moreira. Incentivados por Santos-Dumont, esses grandes homens, que tanto contribuíram para o desenvolvimento cultural e tecnológico do Brasil, tiveram a sensibilidade e a percepção da importância de uma entidade que defendesse e promovesse o desenvolvimento do novo setor que nascia: O Automobilismo.

Principais projetos do ACB que contribuíram para a história do automobilismo brasileiro

  • A primeira Auto-Escola;
  • A primeira oficina mecânica;
  • O primeiro posto de combustível;
  • A primeira revista de automóvel;