"Paixão que Supera o Tempo"

(11) 4102-7782 | (11) 95883-4567 | (11) 97454-5604

Não é cadastrado? Cadastre-se
Recuperar minha senha

Comemoração de 110 anos de fundação do ACB

Autor: Automóvel Clube do Brasil | Publicado em: 27/09/2017

Iniciamos o dia em clima de celebração! Hoje o Automóvel Clube do Brasil, idealizado e fundado nesta data em 27 de setembro de 1907, comemora 110 anos.


Para a fundação do Clube tivemos mentes ilustres como a de Alberto Santos Dumont e amigos que junto dele, foram os primeiros proprietários de automóveis do país, Álvaro Fernandes da Costa Braga, Olavo Bilac, José do Patrocínio, Fernando Guerra Durval entre outros nomes importantes. A primeira diretoria do ACB tomou posse em um ambiente festivo tendo como primeiro presidente o Engenheiro Dr. Aarão Leal de Carvalho Reis e o vice-presidente Dr. Marciano Aguiar Moreira. 

Incentivados por Santos-Dumont, esses grandes homens, que tanto contribuíram para o desenvolvimento cultural e tecnológico do Brasil, tiveram a sensibilidade e a percepção da importância de uma entidade que defendesse e promovesse o desenvolvimento do novo setor que nascia: O Automobilismo.

Desde que a atual diretoria assumiu a Marca Automóvel Clube do Brasil em 2002 e os trabalhos de continuidade com a associação em 2007 no centenário do Clube, iniciou-se uma importante missão de resgate histórico e muitos desses registros fazem da história do ACB, orgulho nacional.

Ariel Gusmão é o atual presidente e quando iniciou o resgate da memória do Automóvel Clube do Brasil em 1998 contou com o inestimável apoio da diretora cultural, a Sra. Maria Elisabeth Parkinson, pesquisadora e neta do superintendente do departamento automobilístico do ACB João Parkinson, onde atuou no ACB entre as décadas de 30 a 60 e do Sr. Luiz Fernando Parkinson, também neto de João Parkinson que foram os guardiões de um material precioso bibliográfico que possibilitou grande parte do resgate histórico do Clube e que gentilmente nos cedeu. Toda a pesquisa estará acessível através do projeto MUSEU ACB que está em desenvolvimento e apresentará um conteúdo riquíssimo com importantes marcos históricos do ACB e do automobilismo no Brasil.

Apaixonado por veículos antigos, Ariel Gusmão e equipe participam desde 2012 de inúmeras reuniões realizadas com conselheiros do CONTRAN e coordenadoria do DENATRAN que resultou num projeto que visa melhorar as Certificações no Brasil entregue em mãos ao Diretor do DENATRAN na última reunião realizada dia 19/06/2017.

Até o momento a nossa atual diretoria já apresentou inúmeros projetos em prol do antigomobilismo. Realizou grandes eventos como o São Paulo Fashion Car, SIVA (Salão Internacional de Veículos Antigos), projetos sociais como Convívio de São Luis do Paraitinga para apoiar na reconstrução da cidade após uma enchente que a destruiu, o próprio São Paulo Fashion Car que arrecadou alimentos para instituições de caridade.

Ainda há projetos sociais em andamento como a escola de restauração de veículos antigos que conta hoje com 30 veículos raros próprios, vários adquiridos do acervo do colecionador Eduardo Matarazzo, orquestra OACB (Orquestra Automóvel Clube do Brasil). Todos os projetos são para crianças e adolescentes carentes.

ESCOLA ACB DE RESTAURAÇÃO DE VEÍCULOS ANTIGOS


Também temos o projeto de restauração da sede do Rio de Janeiro localizada na Rua do Passeio, 90. Estamos concluindo com a Prefeitura do Rio de Janeiro a parceria para iniciarmos as obras de restauração do prédio que será transformado em museu do Automobilismo e Rodoviarismo Brasileiro.

PROJETO DE RESTAURAÇÃO DO PREDIO ACB-RIO DE JANEIRO


Parabéns Automóvel Clube do Brasil! Sua luta foi, é e sempre será para aqueles que assim com nós são apaixonados pelo automóvel, automobilismo, rodoviárismo e antigomobilismo, essas máquinas maravilhosas que fazem pulsar fortemente o coração quando as vemos.

Iniciaremos a partir desta, publicações sobre as curiosidades históricas do ACB que, desde a sua fundação, foi essencial para o  desenvolvimento automobilístico do país.